terça-feira

Apostila Concurso Prefeitura Maricá - RJ / EPT - MOTORISTA - 2015

Conheça a apostila preparatória da Editora Opção, que está há 22 anos no mercado, para o concurso público de 2015 da Prefeitura Municipal de Maricá - RJ / Autarquia Empresa Pública de Transporte – EPT, completa e atualizada para o cargo de MOTORISTA, de nível ensino fundamental. Confira também as apostilas lançadas para os cargos de Assistente Administrativo e Fiscal de Transportes.
Clique aqui para acessar esta apostila
Orientações contidas no edital para a prova prática para o cargo de Motorista da Prefeitura Municipal de Maricá - RJ / Autarquia Empresa Pública de Transporte – EPT:
A. Na prova Prática será exigida CNH (carteira Nacional de Habilitação), conforme a categoria exigida no edital do Concurso Público da Autarquia - Empresa Pública de Transporte do Município de Maricá - EPT.
B. A prova prática constituir-se-á na execução de tarefas a serem realizadas individualmente pelo candidato, no veículo Ônibus, com tempo máximo total de 30 (trinta) minutos para cada Motorista.
C. No teste Prático de Motorista: Para definir a pontuação o avaliador tomará como referência o tempo de execução do teste, verificação do veículo e as habilidades ao dirigir, com observância nos possíveis Pontos Perdidos a serem cometidas pelo candidato no percurso realizado, de acordo com o formulário a ser utilizado no dia da prova prática. Caso o candidato ultrapasse o tempo máximo destinado para a realização do teste e não conclua satisfatoriamente referido teste, será considerado inapto.
D. No teste prático, para o cargo de Motorista, o candidato será avaliado conforme itens relacionados no quadro constante do item VI do edital, apresentados na sequência, levando em conta a máquina/equipamento a ser operado pelo candidato:
I. Antes de iniciar cada um dos testes práticos o avaliador fará um teste, in loco, dos conhecimentos e do domínio prático operacional do candidato, relativamente à máquina/equipamento que o mesmo optou para operar e realizar a prova. Caso o candidato demonstre conhecimento insuficiente e/ou insegurança, oferecendo qualquer tipo de risco na operação, o mesmo será impedido de realizar o referido teste prático e será considerado desclassificado e eliminado do Concurso Público.
II. Executar atividades inerentes ao cargo – dirigir veículos de acordo com as normas estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito - e a avaliação será feita pelo desempenho do candidato no trabalho que irá executar, dentro das normas técnicas e legais, levando-se em consideração o uso e aproveitamento do equipamento utilizado, atribuindo-se aos pontos perdidos para cada infração cometida, de acordo com perdas do quadro VI correspondeste.
III. Duração da Prova: até 30 minutos.
IV. O candidato deve operar o veículo de forma adequada, partindo do local em que se encontra, sem cometer erros ou demonstrar insegurança que ofereça risco para si, para os avaliadores e para o equipamento, atendendo as orientações de execução definidas pelo avaliador, de forma adequada, atendendo aos critérios indicados. Ao final do teste o equipamento deverá ser conduzido, se for o caso, ao seu local de origem.
V. A Prova Prática para o cargo de motorista consistirá na realização de teste de volante em veículo Ônibus, consistindo em procedimento para ligar o veículo, percorrer uma rota pré-estabelecida pelo avaliador (dirigir em linha reta, curva, aclive, declive) e executar tarefa própria do veículo, se for o caso, onde serão observados os itens relacionados no quadro E deste anexo.
VI. Os candidatos aos cargos de motorista serão avaliados no exame de direção/veicular/ em função da pontuação perdida por faltas, erros, ou procedimentos inadequados, cometidas durante todas as etapas do exame, sendo que a pontuação terá a escala de 05 (cinco) a 30 (trinta), totalizando 100 pontos , distribuindo-se em 08(oito) itens a serem avaliados, estando apto o Candidato que obtiver no mínimo 70% (setenta por cento) dos pontos, de acordo com a seguinte distribuição:
1. Antes de dar partida ao motor 05
2. Dentro do veículo 05
3. Ao colocar o veículo em movimento 30
4. Garagem 05
5. Embreagens e mudança 05
6. Curvas e esquinas 10
7. Ladeiras e estacionamento 20
8. Comportamento geral 20
Total de pontos 100

Você pode conferir a relação completa de apostilas nos sites da Editora Opção e Editora Solução e  Editora Nova.

Abaixo, é reproduzida a página do concurso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário