sexta-feira

Apostila Concurso Sargento do Exército (EsSA - CFS) - 2016

Confira a apostila preparatória da Editora Opção, que está há 23 anos no mercado, para o concurso público de 2016 da Escola de Sargento das Armas (EsSA) para o Curso de Formação de Sargento do Exército (CFS), atualizada em maio de 2016,
Informações sobre o concurso para Sargento do Exército:

Inscrições no http://concurso.esa.ensino.eb.br/site/Default.aspx,de 9/05 a 4/07/2016. O valor da taxa de inscrição para o concurso é de R$ 70,00 (setenta reais).


O período de impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição no sítio www.esa.ensino.eb.br ou recebimento, via postal, será de 19 SET 16 até às 11:30 horas do dia 9 OUT 16.

 O concurso de admissão para a matrícula nos CFS visa à avaliação e classificação dos candidatos, de acordo com o número de vagas fixado pelo Estado-Maior do Exército (EME) para cada um dos cursos.

Os Cursos de Formação de Sargentos CFS realizar-se-ão em aproximadamente 18 (dezoito) meses. Os primeiros 7 (sete) ocorrerão em uma das 13 (treze) Organizações Militares de Corpo de Tropa espalhadas pelo Brasil; o restante do Curso realizar-se- á na EsSA, na Escola de Sargentos de Logística ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército.

Seguem as OMCT e suas localizações onde funcionarão os cursos do Período Básico:
1º Grupo de Artilharia Antiaérea (1o GAAAe) Rio de Janeiro – RJ
4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4o GACL) Juiz de Fora – MG
4º Batalhão de Polícia do Exército (4o BPE) Recife – PE
6º Regimento de Cavalaria Blindado (6o RCB) Alegrete – RS
10º Batalhão de Infantaria Leve (10o BIL) Juiz de Fora – MG
12º Grupo de Artilharia de Campanha (12o GAC) Jundiaí – SP
13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (13º RC Mec) Pirassununga - SP
14º Grupo de Artilharia de Campanha (14o GAC) Pouso Alegre – MG
20º Regimento de Cavalaria Blindado (20o RCB) Campo Grande – MS
23º Batalhão de Caçadores (23o BC) Fortaleza – CE
23º Batalhão de Infantaria (23o BI) Blumenau – SC
41º Batalhão de Infantaria Motorizado (41o BI Mtz) Jataí – GO
51º Batalhão de Infantaria de Selva (51o BIS) Altamira – PA

 QMS – Área Combatente / Logística - Técnica/Aviação:

(1) Infantaria - É a arma combatente caracterizada pelo combate a pé e aproximado; utiliza meios de transportes terrestres, aéreos e aquáticos para o seu deslocamento. Tem como principais missões destruir ou capturar o inimigo, manter o terreno e atuar decisivamente na garantia da lei e da ordem. Além de outros atributos, o sargento infante distingue-se pela iniciativa e rusticidade.

(2) Cavalaria - É a arma combatente das manobras rápidas e flexíveis, proteção blindada, potência de fogo e ação de choque de seus carros de combate. A Cavalaria brasileira cumpre missões de reconhecimento e segurança empregando seus carros de combate e viaturas blindadas de transporte pessoal. O sargento cavalariano destaca-se pela iniciativa, coragem e flexibilidade.

(3) Artilharia - É a arma combatente que presta o apoio de fogo nos campos de batalha, destruindo ou neutralizando alvos inimigos. A Artilharia brasileira é dotada de obuseiros, canhões, mísseis e lançadores múltiplos de foguetes. Distinguido pela meticulosidade e organização, o sargento artilheiro prima pela rapidez e precisão com que executa as missões.

(4) Engenharia - É a arma combatente que, nos campos de batalha, repara ou destrói pontes e estradas, elimina ou lança obstáculos e apoia a tropa na transposição de cursos d’água. 19 Em todo território nacional constrói estradas, ferrovias, pontes, açudes e barragens. O sargento engenheiro destaca-se pela sua autoconfiança e flexibilidade.

(5) Comunicações - É a arma combatente destinada a instalar e explorar os materiais de comunicações, tais como os rádios-transmissores, telefones e computadores necessários às diversas atividades militares. Coopera na instalação e exploração dos sistemas de comunicações nacionais. O sargento comunicante distingue-se pela responsabilidade e zelo.

(6) Topografia - O sargento topógrafo tem a missão de realizar trabalhos de levantamentos topográficos em todo território nacional.

(7) Intendência - O sargento do serviço de intendência está habilitado a prestar o apoio logístico e administrativo, em combate ou tempo de paz, a todas as armas.

(8) Material Bélico - Manutenção de Armamento - O sargento mecânico de armamento presta apoio de manutenção ao armamento, leve ou pesado, utilizado pelo Exército Brasileiro.

(9) Material Bélico - Mecânico Operador - O sargento mecânico operador trabalha com metalurgia, como torneiro mecânico, fresador, lanterneiro, em retífica de motores e freios, entre outras.

(10) Manutenção de Comunicações - O sargento de manutenção de comunicações presta apoio de manutenção aos materiais de comunicações utilizados pelo Exército Brasileiro.

(11) Material Bélico - Manutenção de Viatura Auto - O sargento mecânico de viatura presta apoio de manutenção às viaturas do Exército Brasileiro, sendo o responsável direto pela operacionalidade das tropas que as utilizam na execução de suas missões.

(12) Aviação-Manutenção - O Sargento desta QMS desempenha atividades de manutenção em equipamentos elétricos, eletrônica, estrutura, motores, armamento das aeronaves de asas rotativas (helicópteros) e atua como mecânico de vôo.

b) QMS – Área Música - O Sargento músico desempenha missões que destinam a elevar o moral da tropa por meio da música e atua como elemento de relações públicas entre o Exército e a Comunidade.

c) QMS – Área Saúde - O Sargento de Saúde - Técnico de Enfermagem desempenha missões que destinam a promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde dos integrantes da Força, bem como seus dependentes.

Você pode conferir a relação completa de apostilas nos sites da Editora Opção e Editora Solução e  Editora Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário