Conheça a apostila preparatória da Editora Opção, que está há 22 anos no mercado, para o concurso público de 2015 da Prefeitura Municipal de Rio Claro / SP, completa e atualizada para o cargo de Professor de Educação Básica I (PEB I).
Informações sobre o concurso da Prefeitura Municipal de Rio Claro / SP:
As inscrições ficarão abertas exclusivamente através da Internet no período de 21 de
Setembro de 2015 a 22 de Outubro de 2015, no endereço eletrônico http://www.ibamsp-concursos.org.br/site/concursos/documentos/445.
Requisitos do cargo de Professor de Educação Básica I (PEB I): Formação em curso superior de graduação,
de licenciatura plena com habilitação
específica em Pedagogia ou em Curso
Normal Superior, admitida como formação
mínima a obtida em Nível Médio na
modalidade Normal/ Carga Horária Semanal
de acordo com a Etapa e/ou Modalidade de
Ensino.
Conhecimentos específicos para o cargo PEB-I, de acordo com o edital:
Professor de Educação Básica I – PEB I Relação entre educação, escola e sociedade. Concepção de educação. A ação do professor. Relação professor-aluno. Instrumentos metodológicos: planejamento; registro; avaliação. Psicologia do desenvolvimento. O processo ensino-aprendizagem. A educação na legislação atual. Currículo e avaliação. O 16 processo de construção do conhecimento. Alfabetização e letramento. O relação do lúdico na ação pedagógica. Inclusão Escolar. Os jogos como estratégias de ensino. Parâmetros Curriculares Nacionais (todos os volumes). Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental. Diretrizes Curriculares da Educação Infantil. Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Legislação Educacional. Bibliografia Mínima: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução n° 07/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. DF:Brasília, 2010. BRASIL. REEXAME do Parecer CNE/CBE n° 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos da EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância, Brasília, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução n° 07/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. DF:Brasília, 2010. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução n° 05/2009. Diretrizes Curriculares da Educação Infantil. DF:Brasília, 2009. BRASIL. Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. (www.mec.gov.br) COLOMER, Tereza; CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. São Paulo: Artmed, 2002. HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora – Uma prática em construção da Pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Mediação, 1998. KAMII, Constance. A Criança e o número. Campinas, SP: Papirus, 1990. KISHIMOTO, T. M., (org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo, Cortez, 2001. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998. TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2002. RIO CLARO. Reorientação Curricular da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro. Prefeitura Municipal de Rio Claro/Secretaria Municipal da Educação, 2008. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento - Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico, São Paulo: Libertad, 2002. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Conhecimentos específicos para o cargo PEB-I, de acordo com o edital:
Professor de Educação Básica I – PEB I Relação entre educação, escola e sociedade. Concepção de educação. A ação do professor. Relação professor-aluno. Instrumentos metodológicos: planejamento; registro; avaliação. Psicologia do desenvolvimento. O processo ensino-aprendizagem. A educação na legislação atual. Currículo e avaliação. O 16 processo de construção do conhecimento. Alfabetização e letramento. O relação do lúdico na ação pedagógica. Inclusão Escolar. Os jogos como estratégias de ensino. Parâmetros Curriculares Nacionais (todos os volumes). Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental. Diretrizes Curriculares da Educação Infantil. Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Legislação Educacional. Bibliografia Mínima: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução n° 07/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. DF:Brasília, 2010. BRASIL. REEXAME do Parecer CNE/CBE n° 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos da EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância, Brasília, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução n° 07/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. DF:Brasília, 2010. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução n° 05/2009. Diretrizes Curriculares da Educação Infantil. DF:Brasília, 2009. BRASIL. Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. (www.mec.gov.br) COLOMER, Tereza; CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. São Paulo: Artmed, 2002. HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora – Uma prática em construção da Pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Mediação, 1998. KAMII, Constance. A Criança e o número. Campinas, SP: Papirus, 1990. KISHIMOTO, T. M., (org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo, Cortez, 2001. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998. TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2002. RIO CLARO. Reorientação Curricular da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro. Prefeitura Municipal de Rio Claro/Secretaria Municipal da Educação, 2008. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento - Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico, São Paulo: Libertad, 2002. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Você pode conferir a relação completa de apostilas nos sites da Editora Opção e Editora Solução e Editora Nova.
Abaixo, é reproduzida a página do concurso:
Abaixo, é reproduzida a página do concurso:
Nenhum comentário:
Postar um comentário