sexta-feira

Apostila Concurso Fortaleza - CE | Professor Geografia - História - Artes - Etc - 2015

Conheça as apostilas preparatórias da Editora Opção, que está há 22 anos no mercado, para o concurso público de 2015 da Prefeitura Municipal de Prefeitura de Fortaleza - CE para os cargos de Professor de Geografia, História e Artes, de nível ensino superior. Confira também as apostilas lançadas para os cargos de Professor de Língua Portuguesa, Ciências, Inglês, Educação Física, Matemática e Professor Pedagogo.
Clique aqui para acessar esta apostila
Informações sobre o concurso da Prefeitura Municipal de Prefeitura de Fortaleza - CE:
O candidato, para requerer sua inscrição, deverá preencher o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico http://www.fortaleza.ce.gov.br/imparh, a partir das 9h do dia 15 de junho de 2015 até às 23h59min do dia 12 de julho de 2015 (horário de Fortaleza-CE). 
Conhecimentos Específicos para os mencionados cargos, de acordo com o edital do concurso público:
GEOGRAFIA: 1 Concepções do pensamento geográfico e sua influência no ensino da Geografia. 1.1 Sociedade, lugar e paisagem no ensino da Geografia. 1.2 Currículo: cultura e territorialidade no ensino da Geografia. 1.3 Novas abordagens teórico-metodológicas no ensino da Geografia. 1.4 Novas tecnologias de comunicação e informação no ensino da Geografia. 1.5 Aspectos avaliativos no ensino da Geografia. 2 Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 2.1 O espaço como produto do homem. 2.2 Capitalismo. 2.3 Desenvolvimento e subdesenvolvimento. 2.4 Economia do pós-guerra. 2.5 O Brasil, a nova ordem mundial e a globalização. 2.6 O comércio internacional. 2.7 O MERCOSUL - Origens do processo de integração no Cone Sul: objetivos, características e estágio atual de integração. 2.8 A economia mundial e do Brasil. 2.9 O problema da dívida externa. 2.10 Energia e transporte. 2.11 A agropecuária. 2.12 O comércio. 2.13 A indústria. 2.14 Os serviços. 2.15 As relações de trabalho. 2.16 As desigualdades sociais e a exploração humana. 2.17 A revolução técnico-científica. 3 Geografia da população. 3.1 A população e as formas de ocupação do espaço. 3.2 Os contrastes regionais do Brasil: biomas, domínios e ecossistemas. 3.3 Urbanização e metropolização. 4 Geografia e gestão ambiental - O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais; política e gestão ambiental no Brasil. 4.1 Ecossistemas. 4.2 Impactos ambientais. 4.3 Recursos naturais e devastação histórica. 4.4 Política ambiental. 5 Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino infantil e do ensino fundamental para a disciplina de Geografia.
HISTÓRIA: 1. Tempos e culturas. 1.1. Diferentes histórias em uma mesma época; mesma época, diferentes tempos. 1.2. Transformações do ser humano: fogo, arte e linguagem; o modo de vida dos primeiros homens. 2. Diversidade cultural e conflitos. 2.1. Os mitos e as grandes navegações. 2.2. Conflito, dominação e resistência dos indígenas; as resistências à escravidão. 2.3. Ocupar, dominar e colonizar o Brasil. 3. Terra e propriedade. 3.1. Terra e propriedade na Roma Antiga e na sociedade feudal. 3.2. Capitalismo: propriedade, religião e política. 3.3. Estado e Nação: conquistas políticas burguesas. 3.4. Terra, política e protesto no Brasil Imperial. 4. O mundo dos cidadãos. 4.1. Economia, política, revoluções e cidadania no mundo moderno. 4.2. A reinvenção do Brasil: a república, as oligarquias e o movimento operário. 4.3. Autoritarismo e democracia no mundo pós-moderno. 4.4. A política externa dos EUA na América Latina. 4.5. O Pan-Americanismo. 4.6. A OEA e o Tratado do Rio de Janeiro. 4.7. As experiências de integração nas Américas.
ARTES: 1. A função da arte no processo de formação humana: ética, estética e educação. 1.1. A inserção da arte no processo educativo para que o educando encontre possibilidades de convívio com o belo e com seus semelhantes. 2. A inserção da arte no cotidiano escolar: possibilidades de trabalhos com arte na escola a partir de enfoque específico que contemple as diferentes linguagens da arte e as possibilidades de integração dessas mesmas linguagens. 3. Avaliação em arte: processos avaliativos em produções artísticas escolares com atenção para os processos de criação, deslocando o foco avaliativo do produto artístico final. 4. História geral da arte: percurso histórico das diferentes linguagens da arte na Europa e no Brasil. 5. Sociologia da arte: a função social da arte e a posição do artista na sociedade; a indústria cultural e sua atuação na definição do lugar social da arte. 6. Manifestações artísticas tradicionais e educação estética: reflexões sobre o saber/fazer artístico popular (tradicional) em processos formativos no espaço escolar. 7. As diferentes linguagens artísticas e suas relações: percepções sobre possíveis articulações entre as diversas áreas artísticas no mundo contemporâneo. 8. Práticas artísticas coletivas no espaço escolar: planejamento, realização e avaliação do exercício artístico escolar em uma perspectiva coletiva. 9. História da música europeia: a evolução da música ocidental (europeia) do Renascimento (século XVI) ao século XX. 10. História da música brasileira: evolução da música brasileira erudita e popular em seus principais momentos. 11. Metodologias de aquisição de leitura musical: diferentes possibilidades de aquisição de leitura musical; os métodos de solfejo absoluto e relativo. 12. Possibilidades de sonorização e expressão corporal na aprendizagem rítmica: a prática percussiva na escola e o corpo do estudante como produtor de expressões de som e movimento.

Você pode conferir a relação completa de apostilas nos sites da Editora Opção e Editora Solução e  Editora Nova.

Abaixo, é reproduzida a página do concurso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário